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É possível vender durante uma crise?

É possível vender durante uma crise?

Estamos vivendo uma pandemia de coronavírus que está atingindo o mundo inteiro. Com isso, muitas pessoas estão recolhidas em suas casas e há um certo medo sobre como ficará a economia após esse período delicado para a saúde pública.

A preocupação é ainda maior para autônomos, freelancers e empreendedores, que têm pouca estabilidade e podem sofrer com a baixa nas vendas durante esse momento de isolamento.

Mas existem formas de driblar a crise e aproveitar esse recolhimento para repensar estratégias, se reinventar e inovar para que seu negócio sobreviva e esse momento de incertezas. Confira algumas dicas!


Demonstre preocupação com os seus clientes


É natural que o coronavírus seja o assunto mais frequente entre todos, assim como os impactos econômicos do isolamento social, necessário para evitar a contaminação do vírus. Então não tente fingir que nada está acontecendo para falar de seus produtos ou serviços.

Em vez disso, utilize outras estratégias. Você pode mandar mensagens SMS perguntando como seus clientes estão e como estão lidando com o isolamento. Também mostre suas opções de entrega ou serviço em domicílio/por vídeo para quem deseja permanecer em casa. Outra opção é dar descontos para quem está tendo a renda diminuída com a crise.

O importante é mostrar que você reconhece que muitos clientes estão passando por uma fase delicada e que você não pensa somente em lucrar, mas em ter uma relação saudável com quem acredita no seu negócio.


Seja constante nas suas campanhas


Você pode estar de quarentena, mas isso não significa que sua empresa precisa parar. Criar ações de marketing em casa é fácil e garante que os clientes irão se lembrar das suas soluções, mesmo que seja para fazer as compras após o isolamento.

Manter uma rotina é importante para a sua produtividade e até mesmo para a sua saúde mental. Tenha um calendário de campanhas de SMS, você pode fazer de uma a três campanhas por semana para se conectar com seus clientes, espalhar conteúdo útil e mensagens positivas.

Com as redes sociais é a mesma coisa. Estabeleça uma rotina de posts, separe um momento do dia para responder mensagens e comentários e se engajar com perfis que tenham a ver com o seu nicho, para aumentar o alcance.


Valorize quem continua comprando de você


Nesse momento de incertezas, quem continua apoiando seu negócio e fazendo sua empresa crescer merece todo o reconhecimento. Pode ser que a pessoa esteja em um momento de reter os custos, mas deseja apoiar o seu projeto. Por isso, valorize!

Envie brindes, bilhetes, dê descontos para futuras compras, reposte nas redes sociais o que a pessoa publicou sobre você e, acima de tudo, ouça o que ela tem a dizer. Envie uma mensagem SMS pedindo uma opinião ou mesmo uma avaliação do tipo NPS, que é quando o cliente diz, de 0 a 10, o quanto recomendaria sua empresa a um amigo.

Com essas pequenas ações durante a quarentena, você contribui para que as vendas continuem ocorrendo durante a crise e fortalece a sua empresa para que ela se recupere mais rápido desse momento.



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