Novo

Como ter controle total das operações de sua empresa?

Como ter controle total das operações de sua empresa?

Ter controle total das operações de uma empresa é o que almeja todos os empreendedores. Porém, se sabe que não é tão fácil, e que sem ajuda de mecanismos, dificilmente conseguirá. Então como alcançar essa gestão? Vamos te apresentar no decorrer do texto.

Gerir um negócio é certamente uma das ocupações mais desgastantes que existem. Mas, nenhum empreendedor abrirá mão de saber o que está acontecendo nos setores de sua empresa.

Sendo assim, recorrem a ferramentas tecnológicas, e outros instrumentos gerenciais que auxiliem nesse controle. Vejamos.


Como deve funcionar a gestão financeira?


Um dos pontos mais sensíveis na operação de uma empresa é sem dúvida o setor financeiro. Aqui não se pode ter erros, pois qualquer complicação no fluxo de caixa, por exemplo, terá um efeito dominó e outros departamentos sofrerão.

Imagine esquecer de pagar a duplicata de um fornecedor de insumos? Poderá comprometer o acesso a matéria-prima que utiliza para criar seus produtos. E se não houve conferência dos boletos quitados, como ficará a receita da empresa?

Esses são exemplos que parecem difíceis de acontecer, mas são bem comuns. A falta de controle se deve, muitas vezes, por formas de trabalho já obsoletas. O ritmo dos negócios hoje não dá mais espaço para o livro-caixa, e o acompanhamento de despesas e receitas por planilhas, tem brechas consideráveis.

O monitoramento do setor financeiro atualmente é realizado por software de gestão, que junta em uma só plataforma, todas esses procedimentos. O controle deve se estender a outros setores. Entenda nos próximos tópicos.


Controlando os outros setores da empresa


A operação do financeiro influenciará os demais departamentos de sua empresa. Porém, outros dois apresentam características que merecem destaque na operação de seu negócio: comercial e estoque.

O setor comercial é estratégico para qualquer pretensão empresarial. É vendendo que de alcança boas receitas, e por isto ter controle desses processos é essencial. Ter conhecimento de suas vendas proporcionará:

- Previsão de receita; a partir do número de pedidos e vendas fechadas conseguirá fazer uma previsão do que a empresa arrecadará;

- Conhecimento dos hábitos de clientes, o que facilita montar campanhas específicas e criar sistemas de fidelização, por exemplo;

- Impulsionar produtos e serviços mais vendidos, da mesma forma pensar estratégias para vender aqueles menos vendidos; dando o giro necessário dentro do seu estoque.

Esse trabalho é muito ligado a ações do marketing digital, por exemplo, que terá processos assertivos para empresas que desejam ingressar com sucesso na web. Com as informações coletadas na gestão de vendas, poderá criar e-mails marketing, enviar SMS marketing e outras técnicas.

Já o estoque é outro setor que deve ter muito cuidado, ele está cercado de custos operacionais altíssimos, e precisa focar em ações que os elimine.

Deve criar um cronograma de compras para reposição de produto, reorganizar as ruas e prateleiras do armazém, adotar instrumentos de medição para sempre ter a informação precisa do inventário e outros.

Tanto comercial quanto estoque são abraçados num sistema de gestão empresarial. E qual a melhor ferramenta para promover esse controle operacional?

Como já antecipamos, a saída para ter controle total de suas operações é adotar um ERP - sistema de gestão empresarial. Com ele conseguirá:

- Cadastrar todos os produtos, clientes, fornecedores e funcionários;

- Fará todo monitoramento de entrada e saída das mercadorias no estoque;

- Conseguirá acompanhar toda movimentação do comercial;

- Emitirá notas fiscal eletrônicas (para consumidor e de serviço);

- Fará conciliação bancária online;

- Emitirá boletos bancários, com a quantidade de parcelas definidas para cada cliente;

- Baixar relatórios completos de todas as operações.

Esses são pontos básicos alcançados pelo software. Fará tudo isso sem a necessidade ter um servidor dentro da empresa, pois o sistema de gestão empresarial é online, bastará ter conexão com a internet para visualizar tudo que acontece em sua empresa.

É essa outra grande vantagem desse tipo de programa: poderá ver as informações de qualquer lugar do mundo. Essa forma remota de gestão é aproveitada por empresários e gestores que estão constantemente em trânsito. Assim, conseguirão verificar o andamento dos negócios e tomar as decisões que acharem necessárias.

Portanto, a partir dessas orientações saberá o que deve controlar dentro de sua empresa, e a melhor maneira de consegui este monitoramento. Adote um eficiente ERP - sistema de gestão empresarial, e fará essa gestão permanente de seu negócio.



Guest post pela empresa It Refresh.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também