Novo

SMS marketing para a indústria criativa

SMS marketing para a indústria criativa

Você conhece o conceito de indústria criativa? A ela pertencem todas as empresas que lidam com capital intelectual, ou seja, elas não vendem necessariamente produtos, mas se destacam pelas inovações, pelas experiências que proporcionam.

Existe uma classificação oficial do que pertence à indústria criativa. Ela foi feita em 2010, na 2010, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Confira:

- Sítios culturais: sítios arqueológicos, museus, bibliotecas, exposições;
- Expressões culturais tradicionais: artes e artesanato, festas, celebrações;
- Artes cênicas: música ao vivo, teatro, dança, ópera, circo, fantoches;
- Artes visuais: pintura, escultura, fotografia, antiguidades;
- Audiovisuais: cinema, televisão, rádio e outros derivados da radiodifusão;
- Editoração e mídia impressa: livros, imprensa e outras publicações;
- Novas mídias: softwares, videogames, conteúdos criativos digitalizados;
- Serviços criativos: arquitetura, publicidade, pesquisa e desenvolvimento, atividades culturais e recreativas;
- Design: interiores, gráfico, moda, joias, brinquedos.

Nessas áreas, a inovação é central, assim como proporcionar bons sentimentos e a sensação de que o cliente está se destacando da maioria ao consumir suas obras e serviços.


Se destacando no mercado de conteúdo e cultura


Como fazer para que seu público pague para assistir ao seu filme, ao seu espetáculo, experimente seu jogo, ouça seu podcast? É preciso antes se estabelecer como uma autoridade no seu segmento, para que as pessoas vejam o seu nome ou da sua marca e saibam que é algo de qualidade.

Para isso é importante sempre comunicar ao público o que você está fazendo, mostrar suas campanhas (no caso de agências de publicidade), enviar vídeos e fotos do seu trabalho, mostrar depoimentos de clientes, no caso dos designers.

As mensagens SMS são muito úteis para mostrar a qualidade do seu trabalho. Envie links ao seu público por meio delas para se certificar de que todos recebam e esse relacionamento seja mais próximo, afinal as mensagens podem chegar personalizadas com o nome do destinatário.


A persona da indústria criativa


Antes de começar sua estratégia de envio de mensagens de texto, é preciso pensar em quem é a persona de cada segmento da indústria criativa. No caso das artes, são pessoas mais específicas, que costumam frequentar exposições e concertos, que já conhecem mais sobre o ramo e até mesmo são artistas. Com eles é preciso usar uma linguagem mais assertiva, mostrar o que a nova obra ou evento tem de especial e dar a sensação de que a pessoa tem muito a perder se não conferir.

Já quem trabalha com design e comunicação tem o papel de diferenciar o cliente e promover uma boa experiência. O cliente de um designer de interiores quer se sentir bem no ambiente e mostrar aos visitantes que tem bom gosto. Já quem contrata um designer gráfico quer que a sua empresa se destaque da concorrência, quer se sentir importante e deseja que os objetivos do seu negócio sejam entendidos.


Comece agora suas campanhas


Para iniciar sua estratégia de marketing e começar a ter bons resultados no seu projeto na indústria criativa, crie a sua conta gratuita na Facilita Móvel! Você ganha 15 envios gratuitos para usar na sua estratégia de comunicação, sem compromisso e com o apoio de nossa equipe de atendimento!



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também