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Como comunicar as mudanças na sua marca por SMS

Como comunicar as mudanças na sua marca por SMS

Não é de hoje que a tecnologia possibilita que a sua empresa, marca, produto ou serviço chegue até o seu público-alvo em poucos minutos. E, mesmo que os smartphones ofereçam diversos aplicativos de mensagem instantânea, o SMS não saiu de moda. Isso porque é um dos recursos mais eficientes e estratégicos para captação e fidelização de clientes e, ainda, a melhor opção custo-benefício. Mas, afinal, como comunicar as mudanças na sua marca por SMS?


Dados importantes


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos 10 anos de idade, três a quatro brasileiros já possuem celular. Ou seja, não é surpresa nenhuma constatar que as pessoas lêem muito mais mensagens recebidas no telefone do que abrem os seus próprios e-mails, por exemplo.


SMS sempre presente


Outro fato importante é que o SMS pode ser um canal para interagir com as pessoas que têm celular, independentemente do modelo, já que todos os aparelhos móveis contam com o serviço de mensagem. Ou seja, há um universo de possibilidades para comunicar as mudanças na sua marca por meio do envio de mensagens.

Aliás, sabia que aqui na Facilita Móvel você ganha 15 envios gratuitos ao se cadastrar? Isso mesmo! Então, se você tem novidades na sua marca, seja um novo serviço, uma nova forma de atendimento ou novo visual, não deixe de comunicar seus clientes usando os SMS.


1. Envie SMS que incentive uma ação do consumidor com prazo máximo de validade


Essa estratégia costuma ter retornos mais positivos e eficazes do que os textos que não vinculam o cliente a nenhum tipo de ação ou que o conectam a iniciativas que podem ser realizadas indefinidamente na linha do tempo. Por isso, colocar data de expiração é uma técnica conhecida como "gatilho da escassez", um gatilho mental em que o receptor da mensagem é informado que a oportunidade é única e somente até aquela data.


2. Periodicidade no envio de mensagens


Lembre-se que, assim como a sua empresa/marca, outras tantas também vão adotar o SMS e, consequentemente, serão os seus concorrentes para chamar a atenção do seu cliente. Desta forma, saber aproveitar as oportunidades é essencial nesse canal de comunicação. Um exemplo prático é enviar uma mensagem ao cliente após a compra de algum produto, convidando-o a dar a sua opinião sobre o que foi adquirido.


3. SMS deve ser breve, claro e objetivo


Na maioria das vezes, as marcas optam por um tom mais formal e complexo, mas não se esqueça que as pessoas vão ler as mensagens em movimento, o que significa que o grau de atenção pode ser restrito. Por isso, é fundamental enviar comandos curtos, diretos e que estimulem a ação do seu público.


4. Foco no público-alvo


É imprescindível fazer um trabalho profundo de segmentação e desenvolvimento de nichos de mercado, pois isso permitirá com que cada destinatário de suas campanhas por SMS receba exatamente aquilo que lhe interessa.


5. Envie o SMS em horário comercial


Um dos benefícios de usar o SMS para divulgar produtos e serviços da empresa, novo posicionamento ou até mesmo o redesign do seu logo, é que essa é uma forma não invasiva de entrar em contato com o consumidor, o que não acontece com o telefone, por exemplo.


6. Ofereça cupons de desconto


Uma maneira bacana de usar o SMS para interagir com os clientes da sua marca ou empresa é oferecer cupons de desconto. Ou seja, uso o canal para enviar códigos exclusivos de promoções para clientes fiéis ou para pessoas que acabaram de fazer uma compra, por exemplo. A partir disso, você garante que o consumidor realmente receba o "mimo" e ainda aumenta as suas chances de que ele volte a escolher os seus serviços.


7. Evite o spam


É simples: não faça spam. Só envie promoções e ofertas para os celulares de clientes que autorizaram a sua empresa a enviar mensagens. Utilizar SMS com consumidores que não deram permissão para a sua marca entrar em contato é perda de tempo e dinheiro, já que o provável é que as pessoas simplesmente apaguem as mensagens sem nem mesmo ler.


8. Feche parcerias


Faça parcerias com uma empresa expert em soluções mobile. Isso porque as campanhas por SMS têm altas taxas de retorno e podem ser usadas para aumentar o engajamento de seus clientes, divulgar produtos, facilitar o trabalho do SAC, realizar pesquisas de mercado e até executar cobranças.

E, por fim, mas não menos importante, diariamente são enviadas cerca de 8 trilhões de mensagens no mundo. Isso é 20 vezes mais do que o número de tweets feitos no mesmo período e 12 vezes maior do que a quantidade de mensagens trafegadas por meio do Facebook. Ou seja, esses dados já indicam por qual razão o SMS é uma ferramenta que não pode ser ignorada ou descartada pelo seu negócio.

E aí, gostaram? Continuem nos acompanhando aqui para mais dicas, estratégias e tendências sobre esse recurso incrível que é o SMS!



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