Novo

Como utilizar SMS pode ser uma atitude sustentável

Como utilizar SMS pode ser uma atitude sustentável

Desde o ano de 1972, no dia 5 de junho é mundialmente comemorado o Dia do Meio Ambiente. Em razão da proximidade da data, nesse post estão algumas dicas de como aplicar a sustentabilidade em qualquer tipo de empresa, principalmente para criar campanhas de marketing mais ecologicamente corretas.

Banco de dados de clientes na nuvem

O primeiro passo é migrar para o digital todos os dados da sua empresa. Em um software de envio de mensagens como a Facilita Móvel, por exemplo, é possível colocar os dados de todos os clientes (e potenciais clientes). Fazendo isso, a sua empresa evita de gerar lixo com as fichas de cadastro de cada consumidor.

O fato de os dados dos clientes estarem em um software também facilita o acesso. Como o sistema é hospedado em nuvem, basta um login e senha para acessar as informações da empresa, de qualquer computador.

Outra vantagem dos softwares de envio de mensagem sobre as fichas em papel são a segmentação rápida de clientes. Qualquer colaborador da empresa, com o login de acesso, pode criar grupos de clientes que poderão se interessar por cada tipo de mensagem. Podem ser criados novos grupos a cada campanha de SMS marketing.

Reduza a impressão de flyers e encartes

Atualmente, a impressão de flyers e encartes para a divulgação de ofertas gera muito lixo, prejudicando o meio ambiente. Poucos clientes irão guardar o material, que muitas vezes é descartado logo depois de ser entregue. A poluição das cidades deve ser um problema considerado por todos os profissionais de marketing. Apenas no ano de 2010, o país produziu 60,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.

SMS na Redução de Lixo na Publicidade


Por isso, prefira outras formas de deixar os clientes informados sobre as ofertas da sua empresa. Envie mensagens SMS a todos, informando as promoções do momento, por exemplo. Esse investimento em mensagens pode inclusive ter um retorno maior, se você enviar ofertas para grupos diferentes, com descontos em produtos relacionados ao histórico de compra de cada pessoa.

Além de seu material impresso não chegar às mãos de todos os clientes ou potenciais clientes, há mais custos envolvidos, principalmente na criação da arte e na impressão. Nesse caso, as mensagens de texto são mais econômicas: custam alguns centavos por envio e têm uma taxa de abertura de 98%.

Aliado a essa ação, o marketing digital também é uma forma sustentável de atrair e fidelizar clientes para sua empresa. Publicar em blogs e mídias sociais gera poucos custos e é uma ótima forma de substituir os flyers e encartes com o mesmo apelo visual, apesar de tomar mais tempo do seu departamento de marketing.

É importante que os profissionais responsáveis pelas campanhas de comunicação e marketing estejam atentos às regras do Conar, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. O artigo 36 trata exclusivamente sobre poluição e ecologia, confira na íntegra:

Artigo 36

A publicidade deverá refletir as preocupações de toda a humanidade com os problemas relacionados com a qualidade de vida e a proteção do meio ambiente; assim, serão vigorosamente combatidos os anúncios que, direta ou indiretamente, estimulem:

1. a poluição do ar, das águas, das matas e dos demais recursos naturais;
2. a poluição do meio ambiente urbano;
3. a depredação da fauna, da flora e dos demais recursos naturais;
4. a poluição visual dos campos e das cidades;
5. a poluição sonora;
6. o desperdício de recursos naturais.

Parágrafo único Considerando a crescente utilização de informações e indicativos ambientais na publicidade institucional e de produtos e serviços, serão atendidos os seguintes princípios:

veracidade - as informações ambientais devem ser verdadeiras e passíveis de verificação e comprovação;
exatidão - as informações ambientais devem ser exatas e precisas, não cabendo informações genéricas e vagas;
pertinência - as informações ambientais veiculadas devem ter relação com os processos de produção e comercialização dos produtos e serviços anunciados;
relevância - o benefício ambiental salientado deverá ser significativo em termos do impacto total do produto e do serviço sobre o meio ambiente, em todo seu ciclo de vida, ou seja, na sua produção, uso e descarte.

Aproveite essa data para repensar a sua forma de se comunicar com clientes e divulgar sua marca, para que o meio ambiente não seja impactado no processo e novas formas de comunicação, mais sustentáveis e eficientes, sejam utilizadas. Para começar um teste gratuito na Facilita Móvel e ganhar 15 envios gratuitamente, faça já o seu cadastro.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também