Novo

Dicas para fazer seu escritório de contabilidade crescer

Dicas para fazer seu escritório de contabilidade crescer

Em homenagem ao Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro, criamos este post com dicas práticas e baratas que os profissionais podem implementar no escritório para atrair e fidelizar clientes.

Tenha um segmento

Uma das principais estratégias que você pode utilizar para se destacar, principalmente em regiões onde há muita concorrência, é a segmentação. Pense em uma área de atuação que você goste e foque o seu serviço para esse tipo de cliente.

Você pode ter um escritório de contabilidade que atenda apenas o varejo, apenas empresas da área médica, apenas empresas de tecnologia, entre outros. Se você unir a contabilidade com algo que você ama pode encontrar um diferencial e fazer um trabalho muito melhor do que a concorrência. Além disso, seus clientes irão confiar muito mais no seu trabalho, por você ser uma referência na área.

Invista no relacionamento com clientes

Agora que você já é uma referência no seu nicho e já atraiu alguns clientes ideais, o importante é manter essa base de clientes. Para isso, investir em um bom relacionamento com cada empresa que você atende é fundamental.

Um bom relacionamento não é necessariamente enviar presentes em datas comemorativas ou conceder muitos descontos. Cada interação que você tem com seu cliente pode fazer a diferença. Tenha um bom atendimento e esteja sempre em contato, por exemplo.

Uma forma de interagir com quem você atende é utilizar o disparo de SMS. Com isso, você mantém seus clientes informados sobre o andamento do seu trabalho e você se mantém relevante. Não envie mensagens apenas sobre trabalho, mas busque oportunidade de entrar em contato. Datas comemorativas e o aniversário de seus clientes são boas sugestões.

Seja uma autoridade

Atender clientes de um segmento específico ajuda a tornar você uma autoridade na área, mas você precisa provar que entende do assunto. Utilize todas as formas de comunicação para mostrar o seu conhecimento e agregar valor ao seu público.

Envie por mensagens SMS, por exemplo, dicas para os seus clientes, informando sobre gastos que passam despercebidos ou ressaltando a importância de uma boa contabilidade para a área que o seu cliente atua.

A internet também ajuda a tornar o seu escritório uma autoridade no seu nicho. Crie conteúdos para o seu site, pensando sempre nos principais problemas que o seu potencial cliente pode ter. O seu objetivo deve ser estar nos resultados das buscas quando o seu público alvo buscar por soluções contábeis na internet.

Alguns exemplos de assuntos que você pode abordar no site do seu consultório são a falência de empresas; a importância do capital de giro; o fluxo de caixa; fusões e aquisições de empresas; cortes de gastos dentro de uma organização e o processo de abertura de uma empresa. Se você não tem tempo para criar conteúdos, considere terceirizar esse trabalho no seu escritório.

Faça benchmarking

O ato de analisar outras empresas para ver o que pode ser melhorado no seu escritório de contabilidade é fazer benchmarking. Investigue a sua concorrência e até mesmo empresas de outras áreas que você admira e estão onde você gostaria de estar.

Estude como é feito o marketing, quais são as ferramentas mais utilizadas, como é o relacionamento com clientes, os preços cobrados, entre outros aspectos. Você não irá copiar essas empresas, mas adaptar o que elas têm de melhor para a realidade do seu escritório.

Utilize a tecnologia a seu favor

Além dos softwares voltados para a contabilidade, existem diversas ferramentas na internet que podem ser muito úteis para contadores. Alguns exemplos são os sites para programar posts em redes sociais, os bancos de imagens para fazer conteúdos bonitos e criativos, os aplicativos para aumentar a produtividade, os softwares de CRM (Gestão do Relacionamento com o Consumidor) e as plataformas de envio de SMS.

Para começar a se comunicar com a base de clientes do seu escritório de contabilidade e fortalecer o seu relacionamento com as empresas que você atende, faça um teste gratuito na Facilita Móvel e ganhe 15 envios para utilizar como quiser! Faça o seu cadastro e tenha acesso imediato à plataforma.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também