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As lições de Sam Walton, do Wal-Mart, para empreendedores

As lições de Sam Walton, do Wal-Mart, para empreendedores

Sam Walton foi o fundador das lojas Wal-Mart e Sam's Club e viveu entre 1918 e 1992. Com seu conhecimento sobre o varejo, Walton deixou diversas lições para empreendedores e vendedores de todas as áreas.

Confira abaixo cinco frases do empresário que podem ser ensinamentos valiosos para a gestão da sua empresa e o seu relacionamento com os clientes:

"Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar."

O cliente é quem decide se a sua empresa irá prosperar ou não. Se ele optar por consumir os produtos ou serviços da concorrência, você terá que lutar muito para reverter a situação. É por isso que manter os clientes conquistados é tão importante.

Ações de relacionamento (como a comunicação por SMS em datas importantes), um bom atendimento e pesquisas de satisfação são essenciais para que as pessoas não procurem a concorrência.

"Não há limites para o que pessoas comuns podem realizar se receberem oportunidade, o encorajamento e o incentivo para darem o melhor de si."

Uma boa comunicação interna na empresa pode ter o poder de aumentar a motivação e a produtividade de toda a equipe. Isso é benéfico para toda a empresa e inclusive para os clientes, que serão muito melhor atendidos.

Além de uma boa comunicação, é preciso incentivar as pessoas da equipe e dar oportunidades iguais. Na prática, o envio de SMS de aniversário para os colaboradores e a parabenização a cada um pelo cumprimento de metas são boas sugestões.

"Ignore o senso comum. Se todo mundo está fazendo as coisas de um jeito, há uma boa chance de você achar o seu nicho indo exatamente na direção oposta."

Achar um nicho é o que faz a diferença para que as empresas tenham mais sucesso em vendas e se tornem uma autoridade. Querer agradar a todos os tipos de público pode ser a receita para o fracasso de muitos projetos.

Quanto mais específico for o seu público-alvo melhor. Isso também vale para as ações de marketing, que devem ser direcionadas a grupos específicos. Cada tipo de público deve receber um tipo de mensagem para que isso gere resultados em vendas.

"As pessoas que estão na linha de frente (aqueles que realmente falam com o cliente) são aqueles que realmente sabem o que está acontecendo."

Ouvir as opiniões dos clientes é sempre importante. Por isso que fazer pesquisas de satisfação, pelo menos uma vez ao ano, é uma estratégia fundamental para aplicar melhorias na empresa.

Além disso, porém, é fundamental ouvir o público interno, que está em contato direto com o cliente todos os dias. Essas pessoas sabem quais são as principais demandas do público, além dos motivos que fazem o cliente desistir da compra e as maiores reclamações.

"Para ter sucesso nesse mundo, você precisa mudar o tempo todo."

Principalmente com o surgimento de novas tecnologias, quem trabalha com vendas e marketing precisa se atualizar o tempo todo. Ficar preso a antigas fórmulas e processos pode prejudicar os resultados da empresa em longo prazo.

É indispensável fazer buscas para descobrir novas formas de comunicação com o cliente, tendências de comportamento do consumidor, ferramentas online que ajudam na produtividade, entre outras estratégias.

Quem ainda não utiliza o SMS corporativo para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o público pode fazer um teste gratuito na Facilita Móvel. O cadastro permite o envio de 15 mensagens e acesso ilimitado às funcionalidades do sistema.



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