Novo

O que são as mensagens A2P?

O que são as mensagens A2P?

Você sabe como funcionam as mensagens de texto A2P? São os SMS enviados de aplicativos ou softwares para pessoas. Uma mensagem de texto enviada de pessoa para pessoa via celular se configura como P2P. Já quando o envio é feito por um aplicativo ou plataforma, chamamos de A2P.

Isso quer dizer que as mensagens SMS enviadas pela Facilita Móvel são A2P, afinal você usa o sistema da Facilita para que o conteúdo da mensagem chegue até a pessoa desejada.


Por que usar o SMS A2P


Quando estamos falando sobre empresas, enviar mensagens diretamente para cada cliente, de forma individual, pode ser impossível. Na rotina de trabalho, o mais importante é ter um bom resultado com o menor investimento de tempo. Afinal de contas, outras tarefas precisam ser feitas além do envio de mensagens.

Por isso é muito melhor fazer um envio que, em minutos, chegará a toda a base de contatos. Quando você faz um disparo pela Facilita Móvel, você redige o texto, com até 160 caracteres, seleciona a lista de contatos que o receberá e faz o disparo. Com apenas alguns cliques, milhares de pessoas podem receber a mensagem em poucos minutos.

Se você pensa que usar esse tipo de sistema torna a comunicação impessoal, está enganado. O relacionamento pode sim ficar próximo, afinal o SMS permite o uso de variáveis. Isso significa que cada pessoa pode receber a mensagem com o seu próprio nome escrito no começo, não deixando aquela sensação de que é um disparo feito para muitas pessoas.


Passo a passo para começar


A primeira coisa é saber para quem você quer enviar as mensagens A2P. São seus clientes, parceiros, participantes de algum evento? Você deve ter o número de celular dessas pessoas, com DDD, e fazer o cadastro na Facilita Móvel.

Pode ser via planilha ou manualmente, digitando os números um a um. É recomendado que seja feito o cadastro de nomes de cada pessoa, para que as variáveis mencionadas acima funcionem corretamente.

Depois, se você quiser, divida esses contatos em grupos. Se cada grupo receber um SMS diferente, que tenha a ver com as suas preferências, a conversão dessa estratégia fica muito maior. Você pode dividir seus contatos por região, idade, gênero, coisas que compram, eventos que frequentam, entre outras categorias.

Agora é a hora de escrever o conteúdo de sua mensagem A2P. Como dito acima, ela deve ter no máximo 160 caracteres. Evite os caracteres especiais, que nem sempre são lidos corretamente pelos aparelhos de telefone. Você pode colocar links na mensagem, para que as pessoas consigam ver mais informações em seu site ou redes sociais.

Pronto, agora é só disparar e colher os resultados de sua campanha de SMS A2P. É a forma mais fácil e com o maior custo x benefício de se manter próximo dos clientes e informar sobre novidades e promoções, além de confirmar horários.

Criando a sua conta teste na Facilita Móvel, você ganha 15 envios para fazer como quiser, sem custo algum. Basta preencher um rápido cadastro e sair criando as suas campanhas! Você ainda conta com nosso suporte para te ajudar em qualquer dúvida, via e-mail, telefone ou chat em nosso site.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também