Novo

Como usar o storytelling no SMS marketing

Como usar o storytelling no SMS marketing

Pare de tentar vender o seu produto. Isso mesmo, tire o foco do que você faz. As empresas que estão na frente hoje sabem que precisam contar uma história e vender os valores da marca, antes do produto. E é aí que entra o storytelling, o ato de contar de histórias para o público. Elas engajam, encantam, e no final geram muito mais vendas.

Existem diversas formas de contar uma história para o público-alvo da sua empresa. Você pode criar um personagem, com o qual seus consumidores irão se identificar, ou mesmo contar a história de uma pessoa real que foi impactada pelo seu negócio.

Muitas vezes, seja uma história real ou de ficção, é preciso seguir um roteiro para que ela cause impacto e identificação no público. A Jornada do Herói, por exemplo, é um tipo de narrativa muito usada pelas marcas. Os passos são:

1. Mundo comum;

2. O Chamado da aventura;

3. Reticência do Herói ou recusa do Chamado;

4. Encontro com o mentor ou ajuda Sobrenatural;

5. Cruzamento do primeiro portal;

6. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia;

7. Aproximação;

8. Provação difícil ou traumática;

9. Recompensa;

10. O Caminho de Volta;

11. Ressurreição do Herói;

12. Regresso com o Elixir.


Envie links nas suas mensagens


Como você pode ver, uma história completa seguindo a Jornada do Herói pode se tornar mais longa. Se você decidir investir em uma ação assim para a sua estratégia de marketing, ela precisará ser multimídia. Crie vídeos e textos que irão complementar essa narrativa.

Quando tiver os seus materiais prontos, utilize a forma de comunicação que irá gerar o maior número de visualizações e cliques. O SMS marketing é a melhor opção para isso, pois tem uma taxa de abertura média de 98%!

Envie o link para o seu vídeo ou texto e não se esqueça de encurtar a URL. Os SMS comportam no máximo 160 caracteres e, ao encurtar o seu endereço, você consegue ter melhores métricas. O site que indicamos é o Bit.ly, que permite personalizar o link.


Mande pequenos depoimentos


Contar a história de seus clientes que mais foram beneficiados pela sua marca é ótimo para uma estratégia de storytelling. É possível criar uma verão nessa narrativa para cada tipo de mídia, seja SMS, vídeo ou texto.

No caso das mensagens, separe os melhores trechos da história de cada cliente. Coloque a frase mais impactante em seu SMS e depois insira o link para que a pessoa consiga conferir o depoimento completo. Isso é fundamental para o estágio de meio de funil, quando o público já conhece sua marca mas ainda não se tornou de fato cliente.

Lembre-se de que as pessoas precisam se identificar. Ainda é possível segmentar a lista de quem vai receber cada história, para que contatos com trajetória parecidas recebem o conteúdo certo, que irá resultar em uma decisão de compra.

Ficou curioso para ver os resultados de uma boa campanha de SMS marketing na prática? Crie a sua conta teste agora e ganhe 15 envios para usar como quiser, além do acesso ilimitado ao sistema durante um mês!



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também