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Como usar o gatilho da reciprocidade no seu marketing

Como usar o gatilho da reciprocidade no seu marketing

A reciprocidade é algo que sempre buscamos, não é mesmo? Quando os relacionamentos só são bons para um dos lados é bem provável que eles fracassem. Com as marcas não é diferente.

Se você ainda não ouviu falar do gatilho mental da reciprocidade, saiba que ele pode fazer maravilhas para o marketing e as vendas da sua empresa. Trata-se de usar o seu favor a vontade que as pessoas têm de retribuir quando recebem algo de valor para elas.

Mas se engana quem pensa que só é possível ativar o gatilho da reciprocidade distribuindo por aí produtos ou serviços de graça. Claro que essa é uma estratégia que você pode usar, mas existem diversas maneiras de fazer o seu público se sentir grato e querer fazer algo de bom para sua empresa. Confira nas nossas dicas abaixo:


Crie um conteúdo de valor para seu público


A estratégia mais usada hoje em dia no marketing para ativar o gatilho de reciprocidade são os conteúdos de valor. Mas esses conteúdos devem realmente ensinar algo para seu cliente, ou pelo menos entreter o seu público.

Valem os e-books, artigos mais densos, vídeo aulas, consultorias online, transmissões ao vivo? Pense no que o seu cliente - ou possível cliente - está interessado em aprender.

Se você tem uma estética, por exemplo, pode criar um e-book contando dez ou mais hábitos que deixam a pele mais bonita. Ou se você tem uma escola de idiomas, pode criar vídeo aulas com técnicas para aprender uma nova língua mais rápido.

Com isso, você ativa o gatilho da reciprocidade e os clientes, quando perceberem o valor do conteúdo que receberam, vão querer comprar os seus serviços ou pelo menos recomendar a sua marca para pessoas próximas.

Quando você já tiver os contatos - como números de celular e e-mails - que captou com a sua distribuição de conteúdo por formulários, você poderá manter um relacionamento com essas pessoas.

A chave do sucesso nessa estratégia não é apenas criar o conteúdo, mas manter o contato com quem se interessou (e as mensagens SMS são perfeitas para isso!).

Envie periodicamente novos conteúdo e ofertas para essas pessoas que preencheram seu formulário para conferir as vídeo aulas, e-books ou transmissões.

As mensagens automáticas de aniversário também são uma ótima opção para se manter na mente dessas pessoas sem fazer nenhum esforço de criar novas campanhas.


Faça um evento ou crie uma demonstração


Outra ideia, para quem quer ir além do conteúdo, é criar um evento gratuito ou organizar uma demonstração de um produto ou serviço. Se você tem um escritório de contabilidade, por exemplo, pode oferecer uma pequena consultoria online, por videoconferência, para quem estiver interessado.

Já se você tem uma confeitaria, prepare uma degustação de seus principais doces, seja no seu espaço ou durante o evento de alguma outra empresa. O importante é fazer as pessoas perceberem o valor do seu trabalho e se sentirem gratas pela experiência que tiveram de graça.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para começar já a criar um relacionamento com o seu público usando os 15 envios de SMS gratuitos para usuários novos na Facilita Móvel!



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