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Como criar a sua persona para campanhas de marketing

Como criar a sua persona para campanhas de marketing

Se você gosta de se manter informado sobre o mundo do marketing e conteúdo, já deve ter ouvido falar das personas. Elas são uma representação do seu cliente ideal, aquela pessoa que você deseja atingir com suas campanhas de comunicação.

Para conhecer melhor sobre esse tipo de ferramenta de marketing e aprender a criar a sua persona, continue lendo esse post!


Todo mundo precisa de persona?


Muitas empresas que estão começando agora podem achar que esse tipo de ação só deve ser feita quando o marketing estiver mais ativo. Porém, esse é um grande engano. Quanto antes a persona for criada, melhor.

Ter um perfil específico para direcionar as ações de comunicação é útil para evitar muitos erros desde o início da empresa. É por meio da persona que se pode escolher o tipo de linguagem a se usar, o tipo de design, as ferramentas de comunicação, etc.

Então seja você uma startup, um estabelecimento físico, um portal de notícias, um influenciador digital ou um autônomo, você precisa de uma persona.

Assim você poderá passar a sua equipe, ou seus sucessores, a quem a comunicação da empresa se dirige de uma forma fácil e você não perderá de vista o seu cliente ideal.


Quantas eu preciso ter?


Você pode ter uma persona, que represente o cliente que sua empresa busca, ou várias. Quem necessita de mais de uma persona normalmente são empresas que trabalham com produtos e serviços diferentes entre si, por exemplo.

Digamos que você tem uma estética e trabalha com maquiagem para eventos e também com procedimentos que suavizam os sinais do envelhecimento. A persona do primeiro caso pode ser uma noiva ou debutante. Já no segundo, são mulheres mais maduras.

Escreva o máximo de detalhes que puder, para te ajudar no planejamento de suas ações de comunicação. Coloque uma idade, uma renda média, escreva quais são os seus hábitos, gostos e como ela prefere se informar.

Não existe um número ideal de personas que você pode ter. Você precisa identificar os tipos de público que atinge ou quer atingir, para criar personas e campanhas para cada um deles.


Persona do seu cliente e da sua marca


Até agora nós falamos da representação do seu cliente ideal. Fazer a persona é transformar esse grupo de clientes em um único personagem. Mas você sabia que pode ter uma persona que represente a sua empresa?

Funciona assim: imagine que sua marca é uma pessoa. No caso de uma startup que oferece soluções de finanças, por exemplo. A persona que representa isso pode ser um homem, jovem adulto, que gosta de falar sobre investimentos e guarda dinheiro para atingir seus objetivos.

Esse homem pode morar em uma capital e não viver sem o celular para resolver as tarefas do dia a dia. Então você vai refinando os detalhes, como fez com a persona de seu público.

E para que isso serve? Para guiar suas ações de comunicação. Sempre que for escrever algo, como uma mensagem de SMS, observe se esse conteúdo seria escrito por esse personagem, para sempre manter a coerência.



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