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Como fazer campanhas acessíveis para pessoas com deficiência visual

Como fazer campanhas acessíveis para pessoas com deficiência visual

Se comunicar com clientes por mensagens de texto, via SMS, é uma forma prática e rápida de se conectar com eles. Além do bom custo x benefício, as mensagens de texto são mais acessíveis que outros tipos de mídia.

Isso porque não necessita de recursos gráficos, não é por áudio e pode ser lido facilmente. Textos de mensagens SMS podem ser lidos em aparelhos de celular especiais para pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual.

Para possibilitar o uso do celular para quem não enxerga, existem aparelhos especiais ou mesmo softwares que vão falando o texto que aparece na tela. Essa leitura acontece de forma muito rápida, então essas pessoas podem acompanhar o que está escrito em redes sociais, ler e-mails e, claro, as mensagens SMS.


Facilite a escrita das suas mensagens


Pessoas com deficiência também são consumidores, assim como qualquer outra pessoa. Então é possível que, na sua empresa, você já tenha ou vá a ter clientes com algum tipo de limitação. Logo, sua comunicação e seu processo de compra devem estar preparados para isso.

No caso das mensagens SMS, o pensamento é simples: lembre-se de que o conteúdo será lido em áudio para quem não enxerga. Logo, talvez usar carinhas com caracteres ou mesmo emojis pode não ser a melhor opção.

Da mesma forma, abreviações e gírias podem não ser interpretadas corretamente por esses softwares, fazendo com que sua mensagem não seja entendida pelo cliente. Procure sempre escrever pensando que o conteúdo será lido e transformado em áudio por uma máquina, não um ser humano.

Tem se tornado comum na internet também um uso mais neutro da linguagem, sem o artigos "a" ou "o", sendo substituído por um "x" ou um "e". É uma iniciativa que pode funcionar bem na linguagem escrita, porém se você tem pessoas deficientes visuais na sua lista de contatos deve-se ter esse cuidado para que seja entendido.


Use uma abordagem acessível nas redes sociais


A inclusão e a acessibilidade devem estar presentes em toda a sua estratégia de comunicação, não só nas mensagens SMS. Nas redes sociais, além de você também escrever de forma acessível seguindo as dicas acima, é interessante também descrever o que está nas imagens.

A hashtag #pracegover é muito utilizada pelas empresas, por exemplo. Você insere a hashtag e explica o que está acontecendo nela, por exemplo: mulher usa o celular em seu quarto para conferir a loja online, ou as informações que estão escritas na imagem, que não são capturadas pelo sistema que lê em voz alta.

Da mesma forma você pode adaptar suas campanhas para outros tipos de deficiência. Colocar um tradutor para libras em seu site, por exemplo, ou transcrever podcasts que você grave em sua empresa.

O mais importante é criar ações de comunicação que possam ser entendidas por todos e fazer com que diversos públicos possam consumir os produtos e serviços da sua empresa.

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