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Os maiores erros em um planejamento de marketing

Os maiores erros em um planejamento de marketing

Início de ano é época de fazer planejamentos e colocar no papel tudo o que você quer para o seu marketing neste ano que inicia. Janeiro é o mês em que mais estamos com disposição para ir atrás dos objetivos do ano, então é o período certo para facilitar as coisas para os próximos 11 meses.

É muito comum que as empresas - e os times de forma individual - criem metas para si, se dediquem ao longo dos primeiros meses e depois acabem desistindo daqueles objetivos. Isso acontece devido a diversos erros que são cometidos no momento do planejamento. Confira os principais deles:


Não estabelecer datas para as ações


Uma meta bem definida é aquela que tem um prazo. Pode ser que o seu prazo, por exemplo, seja dezembro. Mas se acontecer de todas as suas ações terem prazo até o final do ano, você acabar procrastinando boa parte do ano e depois começar uma correria para dar conta.

Divida as suas estratégias ao longo do ano para você conseguir se organizar melhor e ir tendo aquele gostinho de "missão cumprida" para se motivar ainda mais. Com as campanhas SMS, por exemplo, você pode organizar um calendário e ir prevendo melhorias a serem implementadas nas campanhas a cada mês.

A cada fechamento de mês ou de bimestre, registre os resultados de suas campanhas em algum lugar. Assim você vai criando o hábito de investir tempo nas suas estratégias e vai vendo como está se aproximando da sua meta.


Não dividir em pequenas tarefas


Uma meta pode ser "criar 30 campanhas de SMS até julho" ou "organizar três eventos ao longo do ano". Elas, porém, sempre irão parecer inatingíveis e irá bater o desânimo só de pensar por onde começar. A chave nesse caso é exatamente essa: saber por onde começar a alcançar sua meta.

Divida o seu objetivo em pequenas tarefas e dê prazos para elas, além de selecionar quem será a pessoa responsável. Exemplo disso é: "elaborar as pautas para as campanhas de março", até o dia 20 de fevereiro, sob a responsabilidade do Assistente de Marketing. Uma forma de controlar essas entregas do time é usando plataformas como o Trello.


Falta de comunicação com outros setores


Quando se trata de planejamento, a empresa deve ter um, enquanto os setores têm os seus próprios. Porém, claro, eles devem estar em sintonia, então deve haver uma comunicação entre a diretoria e os encarregados de cada departamento.

Se a meta da empresa no ano for vender mais, as campanhas serão mais agressivas, com promoções, ofertas, lançamentos. Se o objetivo for reter clientes, a comunicação será voltada para fidelizar quem já é um consumidor.

A falta de diálogo entre os gestores de uma empresa pode fazer com que a equipe de marketing acaba atingindo resultados que não são tão relevantes para o negócio naquele momento.


Metas fora do alcance da visão


Por último, tenha como objetivo não se esquecer das suas metas. Imprima e coloque em um mural na sua sala ou deixe em um ambiente virtual acessível por todos. Pode ser o Trello conforme mencionado, Google Drive, o software de gestão utilizado, entre outros.

Quando mais você ver a lista de objetivos e lembrar de qual é o norte da empresa no ano, mais fácil fica incorporar esses conceitos no dia a dia.



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