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Patrocínios de eventos são uma boa estratégia de marketing?

Patrocínios de eventos são uma boa estratégia de marketing?

Se você tem uma empresa ou é um profissional de marketing, muito provavelmente já recebeu propostas de patrocínio ou mesmo já apoiou eventos e projetos para exibir a sua marca.

Essa estratégia pode gerar dúvidas, principalmente se você está no início de seu negócio e ainda não dispõe de muito dinheiro, ou seja, precisa fazer as escolhas certas. Continue lendo para saber um pouco mais sobre esse tipo de marketing e o que você precisa considerar antes de se tornar um patrocinador ou apoiador.


Lembre-se que marketing é diferente de branding


Fazer marketing é ofertar o produto ou serviço que você vende. É mostrar os benefícios, falar do preço, das condições de pagamento, facilitar para que a pessoa tome uma decisão de compra.

Já fazer branding é diferente. É gravar a sua marca na cabeça das pessoas, vinculando ela com boas experiências. É prestar um bom atendimento, é gerar conteúdo de qualidade na internet, é enviar mensagens SMS com mensagens bonitas ou engraçadas? É aí que também entra o patrocínio.

Entrar como patrocinador de um evento faz a sua marca estar ligada aos sentimentos que ele desperta. Pense na Red Bull, que vende bebidas energéticas. Eles costumam apoiar e exibir a marca em eventos esportivos, principalmente de esportes radicais. A consequência é ser uma marca ligada à energia, ao movimento.


Patrocínio também pode render marketing


Simplesmente colocar a sua marca em evidência em um evento que transmita os seus valores pode ser uma boa estratégia de branding, mas se você quer resultados imediatos precisa seguir por outro caminho.

Uma opção é pedir a lista de contatos dos inscritos no evento como contrapartida. Esse ponto é mais delicado, então você precisa saber fazer bem. O primeiro ponto é que as pessoas devem saber que irão para o mailing dos patrocinadores. E o segundo é que, como é o seu primeiro contato direto com elas, você precisa ir aos poucos. Não fale direto do seu produto, entregue na primeiro campanha de SmS um conteúdo de valor, um link para um e-book ou podcast, dicas interessantes, etc.

Já se você está patrocinando uma palestra ou seminário, pode pedir em contrapartida 1 ou 2 minutos para realizar seu pitch e falar sobre seu negócio aos presentes. O importante é tornar seu discurso atrativo, partindo para a emoção ou dando brindes e cupons de desconto.


Comece aos poucos como patrocinador


Você não precisa investir uma grande quantia de dinheiro ao receber a primeira proposta de patrocínio. Escolha cotas menores, avalie bem se o público do evento é o seu público e sempre peça relatórios depois. É importante que você saiba quantas pessoas estiveram no evento, quantas interagiram com a sua marca de alguma forma, etc. Depois vá monitorando suas vendas e procure descobrir a origem de seus novos clientes.

Patrocinar eventos e projetos pode ser incrível para o seu branding e dar um gás nas suas campanhas de SMS marketing, então aproveite as oportunidades, escolha com sabedoria e monitore os resultados com atenção!



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