Novo

Como as metodologias ágeis podem inspirar a sua comunicação

Como as metodologias ágeis podem inspirar a sua comunicação

Com as startups, as metodologias ágeis, também chamadas de agile, ganharam mais notoriedade e agora são implementadas por diversos tipos de empresas, não apenas para projetos de tecnologia.

Elas servem para concluir tarefas e colocar ideias em prática de uma forma mais eficiente, sem burocracia e reduzindo os passos necessários. As metodologias ágeis não devem ser aplicadas a tudo, mas são úteis para aquelas entregas que têm um prazo curto e demandam muita organização.


Passos das metodologias ágeis para você aplicar


Esses processos de trabalho visam entregas mais rápidas e uma comunicação mais fluida entre a equipe, evitando reuniões desnecessárias e reduzindo os erros. Confira quais deles você pode adotar na sua estratégia de comunicação, incluindo as campanhas de SMS marketing:

Defina um gestor para o projeto: O gestor ou gestora do projeto de comunicação irá coordenar tudo, ver se os prazos estão sendo cumpridos e o que precisa ser feito. No caso de uma campanha de SMS, essa pessoa vai distribuir as tarefas de organizar os contatos, redigir e enviar, e definir os prazos para cada uma.

Crie um backlog: Ele é uma lista de tarefas mais detalhada sobre o que precisa ser feito. Uma tarefa do backlog pode ser importar os contatos para a Facilita Móvel; outra pode ser redigir a mensagem; outra fazer a revisão. Cada tarefa deve ter um prazo.

Torne o progresso visível: Para a comunicação fluir dentro do projeto e ele ser mais ágil, todos devem saber o que os outros estão fazendo. O Trello, ou mesmo planilhas colaborativas, ajudam para que cada tarefa e seus responsáveis estejam visíveis para todos.


Conheça os diferentes métodos ágeis


Para conhecer mais a fundo sobre essas metodologias, saiba quais são as principais e as diferenças entre elas:

Scrum: com essa metodologia são criados ciclos, também chamados de sprints, que são intervalos de tempo para desenvolver cada etapa. Ao final de cada etapa, há uma revisão do produto para validação. Depois disso, a equipe inicia o próximo sprint.

Lean: serve para identificar e eliminar de forma eficiente os desperdícios dentro de uma empresa ou na execução de algum projeto.

Kanban: Familiar para quem usa a ferramenta Trello. É feito de checklists e oferece uma visão de todo o projeto que está sendo desenvolvido. Os quadros são divididos em checklists A Fazer, Fazendo e Concluído.

Smart: Método ágil para definir as metas da empresa. Elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. As siglas dessas características em inglês formam a palavra SMART.


Conclusão


Se você acredita que no seu negócio não há tempo suficiente para elaborar bons projetos de comunicação, principalmente de SMS marketing, repense e tente as metodologias ágeis. Com elas, você finaliza campanhas mais rapidamente, aprende com os erros e vai melhorando sua estratégia de uma forma muito mais eficiente.

Para começar hoje mesmo, crie a sua conta teste na Facilita Móvel e ganhe 15 envios para conhecer a ferramenta na prática. Você ainda conta com nossa equipe de suporte para realizar seus primeiros disparos.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também