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5 passos para se tornar um apaixonado por métricas

5 passos para se tornar um apaixonado por métricas

Uma das grandes curiosidades daqueles que prestam serviços é saber como estão indo, afinal as dúvidas sobre o que os clientes pensam fazem parte da vida de um empreendedor. A boa notícia é que existem meios de análise que servem para trazer à tona todo o seu desempenho para que você use como parâmetro. Essa é a função da métrica: medir sua atuação.

Veja abaixo como inseri-las na sua vida, seja como empreendedor ou gestor de marketing!


1. Saiba onde você quer chegar


Antes de pegar qualquer dado para analisar, você precisa saber qual é o objetivo do seu marketing, principalmente das suas campanhas de SMS. É conquistar mais clientes? Fazer os clientes antigos comprarem mais? Ter mais pessoas em seu evento? Tornar sua marca mais conhecida?

Só sabendo essas respostas é que você saberá para quais métricas olhar (alcance, respostas, permanência em páginas, comentários, etc). No caso dos SMS, você pode ter como meta crescer sua lista de contatos, ou apenas vender mais para quem já conhece sua marca.


2. Tenha paixão por novidades


Quando você sabe aonde quer chegar, deve saber que existem caminhos diversos para chegar a um mesmo objetivo. Se apaixone por tentar coisas novas! Um estilo de campanha diferente, uma linguagem diferente, chamadas para ação diferentes das usuais.

Nunca pare de estudar e aplicar novidades: só assim você saberá com certeza, e com base em dados, o que de fato funciona melhor para o seu negócio.


3. Não se engane pelas métricas de vaidade


Quando falamos de redes sociais, existem algumas métricas que confundem o empreendedor e tiram o foco do que importa. Número de seguidores, curtidas, comentários... Tudo isso pode ser legal, mas nem sempre tem impacto no negócio.

Primeiro olhe para o faturamento, o crescimento do número de clientes, o crescimento da equipe, de avaliações positivas... só então se importe com esse tipo de métrica que tem impacto apenas na imagem da sua empresa no mundo online.


4. Conheça os diferentes tipos de métricas


São três tipos: de atração, conversão e de receita. No de atração há a exemplificação das visitas ao seu site e é trazido os acessos e o quão recorrentes eles são e como foi a entrada, sendo traduzido em um linguajar técnico como a origem do tráfego.

Depois, há pontos como: conversão, rejeição e cliques. A conversão é uma ação do cliente em querer se cadastrar para saber e receber suas mensagens, ou mesmo uma venda. A rejeição se trata daqueles que saíram do site sem ter feito nenhuma ação. Já, por fim, a taxa de cliques indica quantas pessoas vieram pelo seu SMS marketing.

Por último, talvez o mais importante para os donos, é o de receita. Na métrica de receita, três siglas ganham destaque: A primeira são os valores que necessários para se atingir um novo cliente. É conhecida como CAC (Custo de Aquisição por Cliente). Em segundo lugar, há o retorno sobre o investimento (ROI) que é o lucro. Em último lugar, temos um ligado unicamente ao tempo. É o LTV (LifeTime Value) e traz os valores totais vindos de cliente da empresa.


5. Compartilhe seus resultados


Mostre à sua equipe, colegas e parceiros o que tem funcionado melhor, compartilhe os gráficos, mostre seus avanços. Muitas mentes pensam melhor do que uma, então crie espaços para trocar ideias e refletir sobre o progresso em direção às metas.

Estratégias sempre são bem-vindas para o seu negócio. Nós sabemos disso, e nossa plataforma é a maior prova de que inovações podem ser benéficas para todos. Para mais dicas sobre assuntos do tipo ou de SMS Marketing, navegue pelo nosso blog.



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