Novo

5 erros de gramática para evitar em seus SMS

5 erros de gramática para evitar em seus SMS

Se preocupar com a escrita correta é uma obrigação do comunicador. Por vezes, até sabemos escrever corretamente e na hora do envio acabamos deixando escapar algum desvio gramatical. Acontece, mas é melhor sempre evitar. Para que você fique ligado em situações comuns que são mais recorrentes do que parece e evitar gafes na relação com os seus pacientes, clientes ou funcionários, faremos uma lista com estes 5 erros. Fique conosco!


1.Mas e Mais


?Com a chegada da Internet, erros são corrigidos com maior facilidade, MAS nem todos pesquisam e buscam solucionar?. Perceberam o uso de uma das palavras destacadas na sentença? O mas pode ser usado como porém ou como entretanto.

E como seria uma frase com estas duas palavras em uma mensagem no Marketing? Fizemos uma: ?Lutamos por MAIS e conseguimos elevar nossa empresa e conseguir parcerias com o passar dos tempos, MAS não foi tão fácil como se imagina. Para aqueles que querem testar o nosso serviço, as primeiras mensagens SMS na Facilita Móvel são gratuitas?.


2.Mau e Mal


Neste aspecto, a língua portuguesa é quase que única em trabalhar palavras idênticas com a mesma pronúncia que podem parecer ter o mesmo significado e entram em contextos diferentes. Mau pode se referir a uma pessoa má, cometedor de coisas ruins ou que não vem atuando do jeito mais correto, sendo o contrário de bom. Um exemplo é: ?Eu sou muito mau aluno?. Mal é substituído por bem. ?Eu estou muito mal, passando por muitos males recentes na minha vida.?


3. A gente e Agente


Na comunicação, há uma valorização da coletividade da empresa. Não há nenhuma surpresa em ver uma mensagem citando o grupo todo. Por essa razão, esse erro gramatical está presente. Nesse quesito, alguns professores costumam fazer brincadeira e dizem que AGENTE (junto) se refere aos filmes de ação, como algum tipo de operador, empresário ou o clássico 007. A gente, desta vez separado, se refere ao coletivo.


4. Os quatro porquês


Falando em complexidades no nosso idioma, aqui está o maior deles. Os dois mais usados são: ?Porque? e o ?Por que?. O Por que se é utilizado no início de uma pergunta, normalmente numa indagação e dependendo até no meio de uma frase, se adicionar algo antes. Duas exemplificações: ?Diante de todas as acusações que a empresa enfrenta, por que você resolveu comprar tal companhia??, ?Por que você não foi na aula hoje??.

Porque se é utilizado nas respostas. ?Não fui à aula porque estava doente.? Já os últimos dois, que não são tão recorrentes na nossa infância e pouco aprofundado, mas são usáveis na comunicação


5. Crase


A falta de acentuação em alguns idiomas, em especial o inglês, faz com que a língua seja mais atrativa e fácil se comparado com diversas regras. Mesmo assim, o excesso de regras gramaticais não é desculpa para errar.

A crase tem seu uso antes das palavras femininas. Nunca se usa antes de palavras masculinas. Quando se fala em horas, se emprega o seu uso (fui ao mercado às 12h37), em locuções conjuntivas (terminadas em que) e prepositivas (terminadas em a, até, com, contra, sob, trás, de, etc. Exemplo: ?Estava à toa, às vezes.)



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também