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O seu restaurante já utiliza SMS Marketing? Saiba como começar

O seu restaurante já utiliza SMS Marketing? Saiba como começar

Restaurantes, lancherias e cafeterias recebem diversos tipos de pessoas diariamente. Por esse motivo, campanhas de marketing não devem se basear em apenas um meio de comunicação, como a Internet, pois ela não atingirá todo o público do seu negócio.

Uma das formas de comunicação mais abrangente é o SMS. O motivo é muito simples: para que sua mensagem SMS seja entregue, seu público não precisa estar conectado à Internet, nem precisa estar assistindo ou lendo algo. Também não importa onde ele está, desde que o seu aparelho capte o sinal da operadora. Dessa forma, o comunicado ou anúncio de seu restaurante chegará para todos, afinal três quartos da população brasileira acima de 10 anos já têm celular, segundo o IBGE. Em 2016, segundo a "Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas", já eram 168 milhões de smartphones em uso no Brasil. Por isso, as marcas que aproveitam o uso do celular para se aproximar do cliente estão sempre à frente.


O que escrever em sua mensagem


Empresas de gastronomia podem utilizar o SMS Marketing para várias finalidades, como divulgar menus especiais para datas comemorativas, promoções do tipo "pague 1 leve 2", cupons de desconto, alterações nos horários e lançamento de novos pratos. O importante é abusar da criatividade e ter em mente que a mensagem não pode passar de 160 caracteres.

Outra dica é entender o seu cliente antes de redigir a mensagem. Observe se o seu público é mais descontraído ou conservador para que o tom da mensagem seja adequado. Para que o cliente (ou potencial cliente) confira fotos, vídeos ou outros conteúdos, é possível inserir um link na sua mensagem.

Marketing para restaurantes

Um uso interessante do SMS é a divulgação de códigos de desconto. Eles podem ser de acordo com datas comemorativas, aniversário do cliente, lançamento de um novo prato no menu ou apenas para turbinar as vendas. Em softwares de envio de SMS em massa, por exemplo, é possível programar mensagens automáticas de aniversário com o cupom. Peça que o cliente apresente no caixa a mensagem no telefone e pronto! Isso fará com que as pessoas retornem ao seu restaurante e tenham maior estima pelo local, indicando para os amigos.

O SMS também é uma ótima ferramenta para divulgar seu programa de fidelidade (e é recomendado que o seu restaurante tenha um!). Informe aos clientes a quantidade de pontos que ele já tem, quando será possível trocar por prêmios e quais são os brindes oferecidos. A cada nova visita do seu cliente ao estabelecimento, informe pela mensagem a situação de seus pontos. Com certeza o consumidor irá sair do seu restaurante já planejando a próxima visita.

Caso você queira ir além, pode fornecer conteúdo relevante e exclusivo para os clientes mais fiéis. Se o seu restaurante é de comida mexicana, por exemplo, mande mensagens a cada semana ou mês com curiosidades sobre o México e sua gastronomia. O mesmo vale para restaurantes de comida oriental, etc. Já se o seu nicho for alimentação vegetariana, divulgue os benefícios dessa dieta, o seu cliente irá gostar de saber sobre o assunto.


Como criar a sua lista de contatos e atrair mais clientes


Existem várias formas de um restaurante ou lancheria formar uma boa base de contatos para ser utilizada em campanhas de marketing. Uma delas é usar as redes sociais. Faça um post em suas redes incentivando o público a realizar um cadastro. A recompensa por isso pode ser um desconto na próxima ida ao restaurante ou um brinde exclusivo. Fazer eventos também é ótimo para atrair imprensa, influenciadores e o público interessado. Além de fortalecer a marca e divulgar as novidades do local, é uma boa opção para conseguir os dados cadastrais de quem compareceu.

Depois que a lista de clientes e pessoas interessadas no restaurante estiver completa, o próximo passo é colocar esses dados em um sistema de SMS e começar os envios. Na Facilita Móvel é possível fazer um teste gratuito de 30 dias. Ao se cadastrar, você recebe 15 envios gratuitos para testar a ferramenta e comprovar o poder do SMS para atrair clientes para seu restaurante.



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