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Os principais erros de ortografia para não cometer em seu SMS

Os principais erros de ortografia para não cometer em seu SMS

Você sabia que no dia 10 de junho comemoramos o Dia da Língua Portuguesa? A data é uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas. O escritor português morreu no dia 10 de junho de 1580, aos 56 anos.

O cuidado com as normas de ortografia é muitas vezes negligenciado pelos profissionais de marketing e empreendedores. Porém, ter uma boa escrita faz com que sua empresa tenha muito mais credibilidade na hora de conquistar uma venda.

Por mais que a escrita para as mensagens de texto possa ser mais informal e você tenha apenas 160 caracteres, é muito importante evitar erros ortográficos. Vale a pena dizer que nas mensagens SMS o recomendado é que não se use acentuação. Apesar de ser o correto, o uso de letras acentuadas pode fazer com que a mensagem não seja recebida corretamente por alguns aparelhos.

Confira abaixo alguns erros que você pode evitar na sua próxima campanha de SMS marketing:

Onde e aonde

Não confunda essas duas palavras. Onde significa o lugar em que uma pessoa ou algo está. Aonde é direção, o lugar que uma pessoa está indo. Exemplos corretos:

"Aqui é onde você encontra as últimas tendências do inverno 2017!"
"Aonde você irá para comemorar o Dia dos Namorados? Confira nosso cardápio especial para a data."

Aceita-se e aceitam-se

O verbo aceita-se deve concordar com o sujeito. Exemplos corretos:

"Aceitam-se cartões de débito e crédito."
"Aceita-se parcelamento."

A fim e afim

A fim significa finalidade, um objetivo. Afim é um indicativo de semelhança. Exemplos corretos:

"Está a fim de um programa diferente nesse Dia das Mães? Traga sua mãe para o restaurante XXX!"
"As duas empresas vendem produtos afins."

Fim e final

Fim é o contrário de início e final é o contrário de inicial. Exemplos corretos:

"Aproveite o fim de semana para conferir as novidades de nossa loja online!"
"Confira o episódio final de nossa série de dicas para a decoração da sua casa."

Assistir ao e assistir o

O verbo assistir exige que haja uma preposição. Exemplos corretos:

"Já assistiu ao tutorial que fizemos sobre a utilização de nosso sistema?"
"Aproveite o fim de semana para assistir aos lançamentos do cinema! Ingressos a partir de R$ 13."

Perca e perda

A diferença entre as duas palavras é que perca é verbo e perda é substantivo. Exemplos corretos:

"Não perca tempo e adquira o último volume da série X para ler antes de todo mundo!"
"Sofrendo com a perda dos dados de seu telefone? Faça um backup e garanta o acesso aos seus arquivos."

Obrigada e obrigado

No caso da palavra obrigado (a), ela deve concordar com quem está falando. Pessoas do gênero feminino falam obrigada e masculino, obrigado.

A vista e à vista, a prazo e à prazo

A crase deve aparecer nas frases somente antes de palavras femininas. Exemplos corretos:

"Temos descontos especiais para pagamentos à vista."
"Faça suas compras sem juros nos pagamentos a prazo."

Entregar em mão/mãos

Nesse caso, a palavra mão deve estar no singular, como na expressão "escrever à mão". Frase correta:

"A sua marmita será entregue em mão até o meio dia de hoje!"

Seguindo essas dicas, você aumenta a credibilidade de suas mensagens SMS e a força da sua marca. Afinal, quando o cliente percebe um erro em uma mensagem da sua empresa, passa a percebê-la como mais amadora.

Para conferir nossas dicas para escrever uma boa mensagem em apenas 160 caracteres e gerar mais vendas, confira esse post do nosso blog.



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