Novo

Os principais erros de ortografia para n?£o cometer em seu SMS

Os principais erros de ortografia para n?£o cometer em seu SMS

Voc?ª sabia que no dia 10 de junho comemoramos o Dia da L?­ngua Portuguesa? A data ?© uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Cam?µes, o autor de Os Lus?­adas. O escritor portugu?ªs morreu no dia 10 de junho de 1580, aos 56 anos.

O cuidado com as normas de ortografia ?© muitas vezes negligenciado pelos profissionais de marketing e empreendedores. Por?©m, ter uma boa escrita faz com que sua empresa tenha muito mais credibilidade na hora de conquistar uma venda.

Por mais que a escrita para as mensagens de texto possa ser mais informal e voc?ª tenha apenas 160 caracteres, ?© muito importante evitar erros ortogr?¡ficos. Vale a pena dizer que nas mensagens SMS o recomendado ?© que n?£o se use acentua?§?£o. Apesar de ser o correto, o uso de letras acentuadas pode fazer com que a mensagem n?£o seja recebida corretamente por alguns aparelhos.

Confira abaixo alguns erros que voc?ª pode evitar na sua pr?³xima campanha de SMS marketing:

Onde e aonde

N?£o confunda essas duas palavras. Onde significa o lugar em que uma pessoa ou algo est?¡. Aonde ?© dire?§?£o, o lugar que uma pessoa est?¡ indo. Exemplos corretos:

"Aqui ?© onde voc?ª encontra as ?ºltimas tend?ªncias do inverno 2017!"
"Aonde voc?ª ir?¡ para comemorar o Dia dos Namorados? Confira nosso card?¡pio especial para a data."

Aceita-se e aceitam-se

O verbo aceita-se deve concordar com o sujeito. Exemplos corretos:

"Aceitam-se cart?µes de d?©bito e cr?©dito."
"Aceita-se parcelamento."

A fim e afim

A fim significa finalidade, um objetivo. Afim ?© um indicativo de semelhan?§a. Exemplos corretos:

"Est?¡ a fim de um programa diferente nesse Dia das M?£es? Traga sua m?£e para o restaurante XXX!"
"As duas empresas vendem produtos afins."

Fim e final

Fim ?© o contr?¡rio de in?­cio e final ?© o contr?¡rio de inicial. Exemplos corretos:

"Aproveite o fim de semana para conferir as novidades de nossa loja online!"
"Confira o epis?³dio final de nossa s?©rie de dicas para a decora?§?£o da sua casa."

Assistir ao e assistir o

O verbo assistir exige que haja uma preposi?§?£o. Exemplos corretos:

"J?¡ assistiu ao tutorial que fizemos sobre a utiliza?§?£o de nosso sistema?"
"Aproveite o fim de semana para assistir aos lan?§amentos do cinema! Ingressos a partir de R$ 13."

Perca e perda

A diferen?§a entre as duas palavras ?© que perca ?© verbo e perda ?© substantivo. Exemplos corretos:

"N?£o perca tempo e adquira o ?ºltimo volume da s?©rie X para ler antes de todo mundo!"
"Sofrendo com a perda dos dados de seu telefone? Fa?§a um backup e garanta o acesso aos seus arquivos."

Obrigada e obrigado

No caso da palavra obrigado (a), ela deve concordar com quem est?¡ falando. Pessoas do g?ªnero feminino falam obrigada e masculino, obrigado.

A vista e ?  vista, a prazo e ?  prazo

A crase deve aparecer nas frases somente antes de palavras femininas. Exemplos corretos:

"Temos descontos especiais para pagamentos ?  vista."
"Fa?§a suas compras sem juros nos pagamentos a prazo."

Entregar em m?£o/m?£os

Nesse caso, a palavra m?£o deve estar no singular, como na express?£o "escrever ?  m?£o". Frase correta:

"A sua marmita ser?¡ entregue em m?£o at?© o meio dia de hoje!"

Seguindo essas dicas, voc?ª aumenta a credibilidade de suas mensagens SMS e a for?§a da sua marca. Afinal, quando o cliente percebe um erro em uma mensagem da sua empresa, passa a perceb?ª-la como mais amadora.

Para conferir nossas dicas para escrever uma boa mensagem em apenas 160 caracteres e gerar mais vendas, confira esse post do nosso blog.



Crie sua conta

Redes Sociais

Voc precisa ler tambm