Novo

O uso do SMS pelos profissionais da saúde

O uso do SMS pelos profissionais da saúde

Você trabalha com atendimentos na área da saúde e sofre com as faltas de seus pacientes? Saiba que esse é um problema muito comum. Segundo o Simers, estima-se que no Brasil o índice de faltas de pacientes esteja próximo dos 30%! Isso gera uma falta de produtividade nos consultórios, além de prejuízos financeiros.

Além das mensagens SMS serem uma solução muito prática para esse problema, esse tipo de comunicação com pacientes é valiosa para profissionais de saúde, por ter um baixo custo e demandar pouco tempo para a criação de campanhas. Além disso, o maior resultado de uma comunicação constante são pacientes mais fiéis.

Confirmações de consultas

Como já mencionado anteriormente, as faltas de pacientes são um problema que atinge a maioria dos profissionais da saúde, sejam médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. Ficar esperando por um paciente, sem saber se ele irá comparecer, gera um grande transtorno para os profissionais.

Uma solução que está sendo utilizada por muitos consultórios são os softwares de gestão que já contam com o envio de mensagens SMS. Os atendimentos são cadastrados na agenda, com todas as informações de contato do paciente. No dia anterior à consulta, cada paciente recebe uma mensagem automática, lembrando do horário marcado.

Normalmente esse tipo de envio inclui a resposta do paciente. Os profissionais de odontologia que utilizam o Dentista Organizado em suas Clinicas Odontológicas, por exemplo, possibilitam que quem recebe a mensagem responda sem custo algum. Os pacientes não precisam ter créditos no telefone para responder à mensagem, dizendo se comparecerão ou não.

Mensagens de aniversário

Fazer marketing e estar sempre na mente dos pacientes pode ser um desafio para muitos profissionais da saúde, que devem se adequar às normas dos Conselhos de Ética de cada especialidade. Por isso, investir em marketing de relacionamento é sempre uma boa opção, por não ser uma estratégia invasiva.

Por meio da própria Facilita Móvel ou por um software de gestão especializado, é possível adicionar a data de aniversário ao cadastro de cada paciente. Depois, é só criar uma mensagem padrão de felicitações e ela será enviada automaticamente no dia do aniversário de cada contato.

Veja um exemplo de mensagem de aniversário que você pode utilizar como padrão para os seus pacientes:

"Não há presente de aniversário que possa expressar o quanto você é importante para nós. Muitas felicidades! (nome da clínica/consultório)."

Campanhas de marketing

Quer aproveitar a taxa de abertura das mensagens SMS, que chega a 98%, para aumentar a sua relevância na vida dos pacientes? Crie campanhas de marketing especiais para datas comemorativas ou apenas para dar algumas dicas de cuidados com a saúde ao seu público.

Para que essas campanhas de SMS marketing tenham um impacto ainda maior e você não desperdice créditos, separe os seus pacientes por grupos. Essa segmentação pode ser por gênero, idade, tipo de tratamento ou o convênio médico que a pessoa utiliza.

Depois, é só criar a sua mensagem, com até 160 caracteres. Esses envios em massa não precisam ser impessoais, uma vez que você pode utilizar variáveis, que serão substituídas pelo nome do paciente ou nome do consultório, desde que esses dados estejam bem estruturados na plataforma de mensagens.

Exemplo de Frase para ser Usada no SMS Marketing:


"Venha fazer um clareamento dental na clínica Odonto Press e ganhe uma limpeza Gratuita!"

Com uma comunicação frequente e um bom relacionamento com seus pacientes, você faz as pessoas retornarem ao seu consultório sempre que houver necessidade, ao invés de escolher a concorrência. Além disso, quanto mais os seus pacientes tiverem boas experiências com a sua marca, maior será a chance de recomendarem o seu trabalho para amigos e familiares.

Para começar a utilizar as mensagens SMS agora mesmo no seu consultório, clínica ou hospital, faça uma conta teste na Facilita Móvel e ganhe 15 envios gratuitos, para utilizar como quiser. Para mais ideias de mensagens de aniversário, confira essas 10 sugestões.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também