Novo

Como escrever uma boa mensagem em 160 caracteres

Como escrever uma boa mensagem em 160 caracteres

Mensagens SMS são uma forma muito rápida, prática e econômica de se comunicar com toda a sua base de clientes. Porém, esse tipo de comunicação exige muitos cuidados, pois uma vez que a mensagem é enviada para a lista de contatos, é impossível revertê-la. Se você, por exemplo, errou uma informação, deverá enviar outro SMS para corrigir o erro. O conteúdo da mensagem de texto não pode ser editado, então é preciso cuidado ao redigir o texto.

Um exemplo da forma do SMS é que, enquanto que em redes sociais, como o Facebook, cerca de 5% do seu público vê o seu conteúdo, em campanhas de SMS você atinge 98% da sua base de contatos! Isso é ótimo para divulgar o seu produto e atrair vendas, mas você deve levar em consideração o impacto que sua mensagem causará.

O seu cliente deve entender o seu recado e ser motivado a agir (comprar, visitar seu site, etc) após ter lido sua mensagem de 160 caracteres, pois esse é o tamanho de um texto para SMS. Confira algumas dicas para utilizar esse espaço em seu máximo potencial e aumentar o seu retorno sobre o investimento em SMS marketing:

Seja objetivo

Você tem poucos caracteres para convencer seu público de que está oferecendo uma boa oportunidade para ele. Por isso, não desperdice espaço com informações que não levarão a uma compra. Vá direto ao que importa: o seu produto é uma novidade ou está em promoção? Qual é o desconto? Até quando ele valerá?

Evite acentos

Alguns aparelhos de telefone celular não reconhecem caracteres com acentos, fazendo com que as letras acentuadas sumam da sua mensagem. Uma sugestão é substituir palavras que levam acento por sinônimos ou então escrever as palavras sem a acentuação. Uma mensagem que não foi entendida pelo cliente com certeza não resultará em uma nova compra.

Coloque links encurtados

Você quer que o cliente visite sua loja online ou acesse seus conteúdos em seu blog ou canal no Youtube? Inserir um link é uma ótima opção, já que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a acessarem blogs, redes sociais e até mesmo fazer compras pelo celular.

O que você deve cuidar é o tamanho do link, pois se você o colocar por inteiro na mensagem, isso irá utilizar espaço que poderia conter mais informações sobre o produto ou post/vídeo. Por isso, dois encurtadores de links são muito úteis nesse momento, o Goo.gl e o Bit.ly. Basta colar na ferramenta o seu link completo, pegar a URL encurtada e colocar em sua mensagem SMS.

Personalize a mensagem

Para que uma mensagem curta gere mais impacto, faça o cliente se sentir especial e deixe o seu conteúdo o menos automático possível. Para isso, utilizar variáveis é uma boa opção. O nome do cliente pode aparecer automaticamente no meio da sua mensagem, de acordo com o cadastro dele em seu software de mensagens. Na plataforma Facilita Móvel, por exemplo, a cada vez que você quiser que apareça o nome do cliente, você pode digitar "Cl1".

As mensagens SMS já têm um alto poder de conversão em vendas e são capazes de atingir quase 100% do seu público em alguns minutos, convidando-o a visitar sua empresa ou conferir novidades. Por isso, para concluir, é importante utilizar essa ferramenta de forma estratégica, para que cada mensagem enviada gere o máximo de impacto positivo.

Com um conteúdo personalizado, claro e objetivo, você irá engajar muito mais os clientes e torná-los consumidores fiéis de sua marca. Leia outros materiais do blog da Facilita Móvel e aprenda a enviar mensagens em datas comemorativas, divulgar cupons de desconto e construir uma boa base de contatos para sua empresa.



Crie sua conta

Redes Sociais

Você precisa ler também