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Que estrat???©gia de Marketing de Relacionamento voc???ª utiliza?

Que estrat???©gia de Marketing de Relacionamento voc???ª utiliza?

Fidelizar clientes e transform???¡-los em verdadeiros evangelizadores da sua empresa requer algum esfor???§o, principalmente quando o assunto ???© atendimento de qualidade. Para muitos consumidores, o atendimento ???© t???£o importante quanto a qualidade do produto ou servi???§o, se n???£o mais importante. O que consumidores buscam ???© uma recompensa por terem optado pela sua empresa, e ???© nisso que o marketing de relacionamento se baseia. Essas estrat???©gias buscam fazer os clientes sentirem que s???£o a parte mais importante nas rela???§???µes comerciais da institui???§???£o.

Marketing de relacionamento na pr???¡tica

O marketing de relacionamento pode assumir a forma de um programa de fideliza???§???£o, atendimento personalizado, brindes, mensagens de anivers???¡rio, eventos ou conte???ºdo exclusivo. Essa estrat???©gia deve atingir todos os clientes, por???©m os maiores esfor???§os devem estar concentrados naquelas pessoas que representam a maior parte do faturamento da empresa. Isso porque, quanto maior o investimento do cliente em sua empresa, mais ela espera algo em troca. Se certifique de que a equipe da sua empresa est???¡ treinada a tratar os melhores clientes de forma diferenciada.

A forma com que esse relacionamento com o cliente acontecer???¡ depende muito do nicho de empresa. Por???©m, ???© fundamental investir em fideliza???§???£o de clientes, at???© porque muitas vezes essa estrat???©gia ???© mais econ???´mica que atrair um novo p???ºblico. Al???©m disso, quando o consumidor ???© fiel a uma marca, divulga para amigos e familiares, fazendo o seu pr???³prio marketing da institui???§???£o.

N???£o existe relacionamento sem comunica???§???£o

Para que o consumidor seja fiel ???  sua empresa e volte a consumir, ???© fundamental que a marca esteja presente em sua mem???³ria. Para isso, estrat???©gias de comunica???§???£o s???£o essenciais. Utilize redes sociais, como Instagram e Facebook, para estar presente no cotidiano das pessoas. Para um contato mais direto, elabore conte???ºdo exclusivo para ser enviado por meio de e-mail ou SMS.

Para que a comunica???§???£o seja mais eficaz, as mensagens SMS s???£o a forma mais recomendada. Esse tipo de mensagem tem uma taxa de leitura maior de 90% (muito superior ao e-mail, que pode cair em caixas de spam). Al???©m disso, a maioria das mensagens SMS ???© lida em menos de tr???ªs minutos. Essa agilidade na leitura ocorre porque as pessoas est???£o cada vez mais conectadas aos seus celulares, e uma mensagem SMS aparece na tela imediatamente, gerando uma interrup???§???£o.

Apesar de gerar essa interrup???§???£o no momento em que o consumidor est???¡ usando seu telefone, as mensagens SMS s???£o r???¡pidas de serem lidas, pois devem possuir no m???¡ximo 160 caracteres. ??â?° muito mais conveniente ??? s pessoas que receber uma liga???§???£o da empresa, por exemplo. Essa atitude de trocar a liga???§???£o por mensagem de texto tamb???©m ???© econ???´mica para a institui???§???£o, pois as liga???§???µes exigem um custo maior e mais tempo dedicado dos trabalhadores.

Comunica???§???£o tamb???©m implica que o cliente deve ter um canal de contato direto para falar com sua empresa, seja em caso de d???ºvida, sugest???£o ou reclama???§???£o. Para isso ???© importante ter equipes de atendimento para que as solicita???§???µes sejam respondidas de forma ???¡gil, seja por e-mail, telefone, SMS ou redes sociais (hoje em dia, muitas pessoas buscam esclarecer suas d???ºvidas pelo chat do Facebook). Em softwares de envio de SMS, ???© poss???­vel que as respostas dos clientes sejam custeadas pela empresa, motivando-o a dar sua opini???£o.

A import???¢ncia da lista de contatos

Para que essas a???§???µes de comunica???§???£o aconte???§am, ???© essencial ter um cadastro atualizado dos clientes da empresa. Se certifique de que os atendentes de seu estabelecimento fa???§am um cadastro a cada nova visita de um cliente. Para estimular as pessoas a fornecerem suas informa???§???µes de contato, ofere???§a um desconto na pr???³xima compra ou brinde. Se o seu neg???³cio for online, fa???§a com que o preenchimento do cadastro seja indispens???¡vel para a finaliza???§???£o da compra.

Quanto mais informa???§???µes voc???ª tiver em seu cadastro, melhor. Afinal, campanhas de comunica???§???£o s???£o muito mais efetivas quando s???£o segmentadas. Para realizar uma campanha de SMS Marketing de Dia das M???£es, por exemplo, voc???ª precisar???¡ saber quais das suas clientes j???¡ t???ªm filhos. Assim como no lan???§amento de produtos para homens, em que n???£o ser???¡ efetivo mandar mensagens sobre o assunto para clientes mulheres.

Com essa simples atitude de manter um banco de dados, voc???ª poder???¡ resgatar clientes ausentes, entrar em contato em seus anivers???¡rios (???© poss???­vel enviar mensagens autom???¡ticas), convidar para eventos, entre outras a???§???µes de comunica???§???£o. Mantenha sua lista de contatos segura em um software de envio de mensagens e voc???ª poder???¡ acessar as informa???§???µes quando e onde quiser.

O marketing de relacionamento ???© fundamental para fazer os clientes retornarem ???  sua empresa, tendo impacto direto no faturamento. Tamb???©m ???© uma forma indireta e menos agressiva de conquistar novos consumidores, por meio da indica???§???£o de seus clientes mais fi???©is. Seguindo nossas dicas, voc???ª conseguir???¡ fazer uma campanha de marketing de relacionamento com o melhor custo x benef???­cio e fazer sua empresa crescer!



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